Uma mulher de 69 anos prestou depoimento na manhã desta quinta-feira (28) após ser flagrada abandonando 11 filhotes de cachorro em uma lixeira, em Santo Antônio da Platina, no norte do Paraná. Segundo o delegado Amir Salmen, a idosa confessou o crime, mas alegou que não sabia que os animais estavam vivos.
Dos 11 filhotes abandonados, apenas um sobreviveu. O nome da mulher não foi divulgado pela polícia.
De acordo com o delegado, a suspeita afirmou que a cadela não teria aceitado os filhotes e, sem saber o que fazer, resolveu descartá-los.
“Ela alegou que a cadela que havia dado cria não aceitou os filhotes e os rejeitou, a razão pela qual ela, sem saber como agir naquele momento, resolveu dispensar e jogar os animais recém-nascidos dentro de uma lixeira”, disse o delegado ao g1 Paraná.
A mulher será indiciada por maus-tratos seguidos de morte, crime cuja pena pode ser aumentada de um sexto a um terço devido ao agravante.
Câmeras flagraram ação
O abandono ocorreu no dia 16 de agosto e foi registrado por câmeras de segurança. As imagens mostram a mulher chegando com uma sacola, deixando o pacote dentro da lixeira e indo embora.
Seis filhotes morreram ainda no local. Outros cinco foram resgatados por uma moradora e levados a uma ONG em Jacarezinho, a cerca de 20 km de Santo Antônio da Platina, mas apenas um resistiu.
Cadela resgatada
No dia 21 de agosto, a Polícia Civil cumpriu mandado de busca e apreensão na casa da investigada e resgatou a cadela, mãe dos filhotes. O animal foi levado ao Canil Municipal, onde deve ser castrado.
O único filhote sobrevivente segue sob os cuidados de uma tutora provisória.
