O ex-atacante da Seleção Brasileira, Leandro Damião, anunciou nesta sexta-feira (11) sua aposentadoria do futebol profissional. Aos 35 anos, o jogador publicou um vídeo emocionante em suas redes sociais, agradecendo à família, aos clubes por onde passou e às torcidas que o acompanharam durante sua trajetória.
Natural de Jardim Alegre, Damião se mudou ainda pequeno para o interior de São Paulo, onde cresceu. No entanto, manteve fortes laços com sua cidade natal, onde ainda residem tios, primos e sua avó. Pouco antes de ser anunciado como reforço do Coritiba, em 2024, ele esteve em Jardim Alegre para visitar familiares e rever amigos.
O pai do jogador, Natalino Santos, que frequentemente retorna à cidade para manter os laços com a comunidade, conversou com o comunicador Juliano Barbosa sobre o momento vivido pela família:
"É um tempo de muita gratidão. Jardim Alegre sempre acolheu o Leandro com muito carinho e respeito, mesmo ele tendo saído cedo daqui. Somos muito gratos por tudo isso". Declarou emocionado.
(Na foto, Leandro Damião ao lado do pai, em entrevista coletiva pelo Internacional durante a Recopa Sul-Americana, um dos momentos marcantes de sua carreira vitoriosa.)
Damião ficou conhecido por sua passagem vitoriosa pelo Internacional, onde foi campeão da Libertadores em 2010 e tricampeão gaúcho em 2011, 2012 e 2013. No Brasil, ainda defendeu o Flamengo — onde venceu o Campeonato Carioca de 2017 — além de Cruzeiro, Santos e Coritiba.
No futebol japonês, tornou-se ídolo do Kawasaki Frontale, onde conquistou seis títulos e marcou 71 gols, encerrando sua trajetória internacional com grande prestígio.
Com a camisa da Seleção Brasileira, Damião venceu duas edições do Superclássico das Américas e foi medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Também foi convocado para a Copa das Confederações de 2013, mas acabou cortado por lesão.
Em sua despedida, Damião escreveu:
"Chegou o momento de pendurar as chuteiras e fechar um capítulo que foi decisivo na minha história. Hoje, me despeço do futebol. Um sonho de menino que virou realidade. Com o apoio incansável do meu pai, da minha família, e com muita dedicação, consegui alcançar aquilo que parecia tão distante: ser jogador de futebol.
Ficam os amigos, o carinho das torcidas, o respeito pelos clubes que defendi e, acima de tudo, a gratidão. Da viagem de carro a Santa Catarina, onde tudo começou, aos momentos inesquecíveis pelo Internacional; do sonho de vestir a Amarelinha aos momentos históricos no Japão. Eu fui um vencedor.”
Leandro Damião encerra sua trajetória com a admiração de torcedores, o carinho da cidade natal e o orgulho de uma carreira construída com humildade, talento e perseverança.
Comentários: