A BR-101, em Palhoça, na Grande Florianópolis, foi liberada na manhã desta segunda-feira (7), após ficar interditada por mais de 15 horas. O trecho foi fechado no domingo (6) após um caminhão tombar, explodir e incendiar veículos. A rodovia foi liberada para o tráfego após intensos trabalhos de resgate das vítimas e limpeza do local.
Cinco pessoas ficaram feridas no acidente, que envolveu ao menos 24 carros e três carretas atingidos pelo fogo. A demora na liberação do km 233, na região do Morro dos Cavalos, se deveu à gravidade da situação e à presença de material inflamável, como o etanol transportado pela carreta envolvida na explosão. Imagens do momento do acidente mostram o caminhão tombando e a rápida propagação do fogo entre os veículos.
Até as 7h13 desta segunda-feira, ainda havia longas filas na rodovia: 12 quilômetros no sentido Curitiba e 6 quilômetros no sentido Porto Alegre. O acidente ocorreu no sentido norte da pista, e o motorista da carreta e sua esposa sofreram queimaduras graves, sendo levados para a UPA da Pinheira, em Palhoça. Eles têm 30% e 20% do corpo queimados, respectivamente. Outras três vítimas com queimaduras também foram socorridas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/7/b/jUtM8zS0mVNnuNBNP9aw/destruicao-br-101-palhoca.jpeg)
Bombeiros, PRF, Polícia Militar, Defesa Civil e SAMU estiveram no local para conter o incêndio e atender as vítimas. Árvores nas margens da rodovia também foram atingidas pelas chamas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/D/O/uhHLQYReWYaulIPdBd3g/veiculos-destruidos-na-br-101-em-palhoca.jpeg)
