A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) comunicou nesta sexta-feira (30) que, em junho de 2025, será aplicada a bandeira tarifária vermelha no patamar 1. Com isso, os consumidores vão pagar uma taxa adicional de R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos.
A decisão foi tomada devido à redução das chuvas e à menor geração de energia pelas hidrelétricas, conforme apontam projeções do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Para garantir o fornecimento, será necessário utilizar usinas termelétricas, que têm custos mais elevados.
Segundo a Aneel, o cenário atual justifica a alteração da bandeira, que estava amarela em maio, e também serve de alerta para o uso racional da energia elétrica.
Como funciona o sistema de bandeiras
O sistema de bandeiras tarifárias indica as condições de geração de energia no país e os custos envolvidos. Quando a geração está cara, devido à baixa produção hídrica e uso de fontes mais caras, como as termelétricas, há acréscimo na conta de luz.
Confira os valores de cada bandeira:
-
🟩 Verde: condições favoráveis – sem custo adicional;
-
🟨 Amarela: geração menos favorável – acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 kWh;
-
🟥 Vermelha patamar 1: geração desfavorável – acréscimo de R$ 4,46 a cada 100 kWh;
-
🟥 Vermelha patamar 2: geração muito desfavorável – acréscimo de R$ 7,87 a cada 100 kWh.
Medida provisória em pauta
O governo também informou que será enviada ao Congresso uma medida provisória prevendo isenção da conta de luz para famílias de baixa renda. Mais detalhes sobre a proposta devem ser divulgados em breve.
