No programa Conexão 104, apresentado por Juliano Barbosa na rádio Cidade FM, foram recebidas na última quarta-feira (3) as irmãs Tais Müller, engenheira ambiental e analista técnica da Itaipu Binacional, e Elis Müller, cirurgiã-dentista e fiscal da Vigilância Sanitária de Foz do Iguaçu, para falar sobre os impactos dos resíduos de saúde no meio ambiente e na saúde pública.
Tais destacou os problemas causados pelo descarte inadequado de medicamentos, que podem contaminar solo, água e até retornar ao consumo humano. Ela também ressaltou a importância da Política Nacional de Resíduos Sólidos que estabelece responsabilidade compartilhada entre governos, empresas e cidadãos.
Elis alertou sobre os riscos dos resíduos perfurocortantes, como seringas e agulhas, que representam perigo de transmissão de doenças graves. Ela orientou que esses materiais sejam colocados em frascos rígidos, como garrafas PET bem fechadas, e entregues em unidades de saúde ou farmácias que recebem esse tipo de resíduo.
As especialistas reforçaram que o descarte incorreto é um problema ambiental e de saúde coletiva, e que pequenas atitudes da população podem gerar grandes impactos positivos. Ouça a entevista completa acima.
Comentários: