O novo líder da Igreja Católica, o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, eleito nesta quinta-feira (8) como o 267º papa, adotou o nome de Leão XIV. E a cidade de Rolândia, no norte do Paraná, tem um motivo especial para celebrar: o novo pontífice já esteve na cidade em 2004, quando ainda era frei, participando de uma celebração religiosa.
A visita aconteceu por ocasião da solenidade de Nossa Senhora Aparecida, na Paróquia São Pedro Apóstolo e Nossa Senhora de Fátima. A própria paróquia compartilhou nas redes sociais uma foto da época.
“Rolândia é ainda mais feliz e abençoada por ter recebido tão ilustre visita”, destacou a paróquia na publicação.
A cidade fica a aproximadamente 120 quilômetros de Jardim Alegre, o que torna a conexão ainda mais significativa para os fiéis da região central do Paraná. A lembrança reforça o sentimento de proximidade com o novo papa.
Além de Rolândia, o novo pontífice também passou por Minas Gerais e São Paulo, nos anos de 2008 e 2013. “Ele tem um carinho, um amor muito grande pelo Brasil”, afirmou dom Ricardo Hoepers, da CNBB.
Natural de Chicago, Robert Prevost tem 69 anos, é membro da Ordem de Santo Agostinho e foi missionário por mais de 20 anos no Peru, onde obteve cidadania e chegou a ser bispo. Considerado progressista, foi um dos principais colaboradores do Papa Francisco antes de sua eleição ao trono de Pedro.
Comentários: