Portal Juliano Barbosa

Quinta-feira, 04 de Dezembro de 2025
IVAIGAS
IVAIGAS

Notícias Geral

Câmara de Maringá aprova projeto que permite sepultamento de animais em cemitérios públicos

Projeto do vereador Flávio Mantovani autoriza sepultamento de animais domésticos em jazigos dos cemitérios públicos de Maringá e recebe pareceres favoráveis.

Câmara de Maringá aprova projeto que permite sepultamento de animais em cemitérios públicos
Comissão de Constituição e Justiça, presidida por Flávio Mantovani, autor do projeto de lei /Foto CMM
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Maringá aprovou, na manhã desta terça-feira (2), um projeto de lei do vereador Flávio Mantovani (PSD) que autoriza o sepultamento de animais domésticos em sepulturas, gavetas, lóculos, carneiros ou em locais específicos dos cemitérios públicos do município.

O texto recebeu parecer favorável da Procuradoria Jurídica da Câmara e da Secretaria Municipal de Saúde, que sugeriu duas alterações. As mudanças propostas foram aceitas pelo autor do projeto.

Para se tornar lei, a proposta ainda precisa passar pelo Plenário da Câmara e ser sancionada pelo prefeito.

Publicidade

O que diz o projeto

O texto define como animal doméstico “todo ser irracional, efetivamente domesticado por razões de companhia e estimação, que possua características compatíveis com a convivência sadia com seres humanos, vivendo sob a guarda de tutores”.

Conforme apurado pelo Portal Juliano Barbosa com informações do site GMC Online, a medida também estabelece que o sepultamento é destinado prioritariamente aos animais de estimação da família que possui o jazigo. Além disso, cria a Guia de Autorização para Sepultamento de Animal Doméstico (GASA), a ser emitida pela Secretaria Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal em conjunto com a administração dos cemitérios.

O projeto determina ainda que o sepultamento só poderá ocorrer em sepulturas perpétuas ou com concessão vigente, proibindo o uso de espaços temporários ou destinados exclusivamente a seres humanos. Todas as despesas — emissão da guia, transporte, acondicionamento e sepultamento — ficam sob responsabilidade do tutor.

Pareceres

A Procuradoria Jurídica da Câmara considerou o projeto legal e alinhado à Lei Orgânica do Município e à Constituição Federal. O órgão destacou que a matéria envolve temas como gestão de resíduos biológicos, sentimento de luto, vínculo afetivo entre famílias e seus animais e organização do uso dos jazigos públicos.

A Secretaria de Saúde, após recomendação da Vigilância Sanitária, sugeriu a retirada da expressão “compatível com as normas sanitárias vigentes” e ajustes em um dos parágrafos referentes aos prazos de exumação dos animais. Mesmo com as alterações, o parecer foi favorável à aprovação.

Comentários:
Juliano Barbosa

Publicado por:

Juliano Barbosa

Saiba Mais
SUPERMERCADO CANÇÃO
SUPERMERCADO CANÇÃO

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!