No domingo (07) equipe policial foi acionada via Copom para deslocamento até uma agência bancária localizada na Rua Rio Grande do Sul, centro, Ivaiporã, Paraná. Ao chegar no local, a vítima relatou que, ao inserir seu cartão no caixa eletrônico da agência, o mesmo foi retido. Em seguida, a vítima iniciou uma ligação ao Suporte Tecnológico da instituição bancária, quando um indivíduo do sexo masculino, que estava dentro da agência, se aproximou e passou a oferecer orientações à vítima. O suspeito alegou que a vítima deveria ligar para outro número, informando tratar-se de um atendimento humanizado da rede bancária.
A vítima seguiu as orientações do homem e ligou para o número indicado. Durante a ligação, a vítima seguiu o passo a passo informado pelo atendente (presumivelmente falso) e forneceu dados pessoais, bem como a senha de seu cartão de conta corrente.
Ao chegar em sua residência, a vítima foi orientada por familiares a retornar à agência bancária, pois acreditavam que ela havia caído em um golpe. Na agência, foi constatado que o número de telefone fornecido pelo golpista não era o oficial da instituição bancária. Além disso, foi verificado que o número de 0800 colado no caixa eletrônico estava incorreto e não correspondia ao que a agência trabalha.
A vítima também relatou que seu irmão havia sido vítima do mesmo golpe. Ele teve dois cartões retidos no caixa eletrônico: um de conta poupança e outro de conta corrente. A vítima e seu irmão manifestaram o desejo de que as medidas cabíveis fossem adotadas pela Polícia Judiciária.
Ao chegar na agência, a equipe constatou que o homem que havia dado as orientações já havia se evadido do local, não sendo possível localizá-lo ou identificá-lo no momento.
Providências Adotadas:
-
A equipe policial orientou as vítimas a entrarem em contato com o número oficial 0800 da instituição bancária para solicitar o bloqueio imediato dos cartões e contas bancárias envolvidas.
-
Foi recomendado que, na segunda-feira, as vítimas comparecessem à agência para formalizar o registro e solicitar as providências legais cabíveis.
-
A equipe confeccionou o presente Boletim de Ocorrência para o registro da ocorrência de estelionato e, em seguida, encaminhou o caso à 54ª Delegacia de Polícia Civil de Ivaiporã para que sejam adotadas as medidas investigativas cabíveis.
Comentários: